09 abril 2011

RAP .. velha e nova geração.. reflexões..

Lendo um site agora sobre a ‘nova geração do Rap’ pensei várias coisas que gostaria de compartilhar…
Acredito que a evolução musical é sempre importante, porém não sei se nesse caso é uma boa coisa.. GOG fez boas músicas trabalhando a questão instrumental casada ao ritmo habitual do rap e nem por isso mudou suas letras…
São muitos os sons da nova geração que eu curto, Lurdez da Luz por exemplo, acho o som dela muito bem elaborado e carregado de consciencia.
Mesmo visto tudo isso, preocupa-me a forma com que vem se tratando o rap atualmente.
Aprendi o rap com a velha e respeitosa “ Velha Escola “, aqueles que de fato construiram o rap em SP e no Brasil, e foi esse o Rap que me encantou e me mostrou outras perspectivas além das que estavam postas. Essa nova forma que valorizada marca e moda pra mim num tá com nada, o Rap nasce justamente pra ser contra isso, pra denunciar os problemas que a favela enfrenta, principalmente em não poder ter acesso a esses artigos, dando outros valores a vida, mostrando que o consumo tem tudo a ver com perpetuar esse sistema que nos faz marginalizados.
Pois bem, escrevo tudo isso de forma desorganizada e confusa pois estou com sono .. rsrs.. Mas gostaria realmente de registrar minha insatisfação com a forma que a mídia vem conseguindo transformar o rap em pop, tirando-lhe sua função social e entregando essa cultura de rua de bandeja à classe média, assim como fez no passado com o samba.
Finalizando.. pra mim o Rap sem sua função social de denunciar a realidade não tem utilidade pra favela nem pra vida do povo marginalizado e sendo assim, deixa de ser o rap!

Viva a Velha Escola! hehe

2 comentários:

  1. link da matéria que li antes da postagem : http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI224839-15220,00.html

    ResponderExcluir
  2. SEM PALAVRA OQUE ESCREVESTE TEM UM GRANDE FUNDAMENTO MAIS EM BREVE POSTAREI ALGO MAIS CONCRETO.BONNE DEE.

    ResponderExcluir