01 abril 2009

Congresso da UGES 2009


Congresso da UGES reúne 300 estudantes e elege militante da UJS como presidente da entidade


Qua, 01/07/09 10h29

Guarulhos (SP) amanheceu com clima de unidade e ousadia entre os estudantes no último sábado, dia 27. Nesta data foi realizado o congresso da entidade municipal dos estudantes secundaristas, a UGES (União Guarulhense dos Estudantes Secundaristas). Foram mais de 300 estudantes, sendo 180 delegados representates de 62 escolas da cidade.



Com grande representatividade, o congresso elegeu em chapa única a estudante Sabatha Fernandes como presidente da entidade. O movimento “Tenho algo a dizer”, liderado pela UJS e construído no dia a dia da mobilização do congresso, apresentou a necessidade de garantir aos estudantes guarulhenses o acesso a uma nova educação, com qualidade e de acordo com as necessidades do aluno.



As principais propostas aprovadas para o próximo período foram a luta pela conquista do passe-livre estudantil na cidade e a participação e construção da campanha da UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas) “Sou Mais Educação”, que pretende reunir amplos setores da sociedade em defesa da valorização da educação pública no estado.



Para o Presidente da UPES Arthur Herculano, que estava presente no congresso e participou de toda a campanha de construção, “o congresso mostrou a vitalidade do movimento estudantil de Guarulhos e abriu um período que com certeza trará muitas conquistas aos estudantes e à toda a cidade”.



Para Sabatha Fernandes “é hora dos estudantes tomarem as ruas de Guarulhos, mostrar nossa cara e nossa opinião, denunciar as mazelas do governo Serra e conquistar dias melhores para a educação pública”.



Após o congresso, os estudantes seguiram para o local onde acontecia a Conferência Municipal de Educação. Como maioria dos participantes do evento, aprovaram propostas do movimento estudantil da cidade e elegeram os delegados do seguimento para a Conferência Estadual.





Fonte: nossacarasp.blogspot.com